Quando ligar para o médico

Durante a gravidez, seu corpo passa por tantas mudanças que você pode ficar imaginando o que é normal ou não. é importante lembrar que seu médico ou parteira está a apenas um telefonema de distância e, se você achar que algo não está certo, é melhor ligar do que continuar preocupada com a sua saúde ou a do bebê.

Você nunca deve se sentir preocupada ou envergonhada quanto a ligar para seu médico ou parteira para fazer perguntas. Além disso, há razões específicas para se ficar atenta e que podem precisar de um telefonema ou ida emergencial ao hospital.

A qualquer momento na gravidez, se tiver qualquer um dos sintomas a seguir, ligue para seu médico imediatamente:

Sinais de pré-eclâmpsia

Febre

Presença de febre não relacionada a uma doença ou inseto.

Vômito

Vômito mais de três vezes ao dia, presença de náuseas dificultando a ingestão de alimentos e líquidos, especialmente associado a dor ou febre.

Sangramento

Sangramento vaginal associado a febre, cólicas ou dor.

Sangramento vaginal significativo

Passagem de tecidos

A passagem de tecido fetal (matéria cinzenta) ou coágulos de sangue de sua vagina

Vazamento de fluido

Vazamento de fluido de sua vagina, especialmente se não tiver cheiro.

Se tiver qualquer um dos sintomas a seguir, você precisa ligar para seu médico hoje.

Durante o terceiro trimestre, há certas circunstâncias que precisam de uma ligação para serviços de emergência imediatamente. Alguns deles são:

Durante a 20ª e a 37ª semana, há certas circunstâncias que requerem que você ligue para o médico ou parteira imediatamente. Você deve estar ciente dos sinais de um parto prematuro para que possa obter ajuda médica imediata para interromper o trabalho de parto ou fazer o parto prematuro do bebê. Esses sinais incluem:

Quando tiver atingido a 37ª semana de gravidez, há sintomas e sinais que precisam de uma ligação para o médico ou parteira ou uma ida imediata para o hospital. Eles incluem:

Nenhuma gravidez é igual a outra, portanto o que parece normal para uma mulher pode ser totalmente anormal para outra. Não é hora de ficar tentando adivinhar o que está acontecendo com você ou seu corpo. Se alguma coisa não parecer correta, você deve, por você mesma e pelo bebê, procurar orientação e ajuda médica.