Amamentação, 0-3 meses
Vamos lhe contar um segredo: até mesmo as mães mais experientes em amamentação continuam se perguntando se têm leite suficiente. É simplesmente uma parte normal, embora frustrante, da vida de mãe. Para você ficar tranquila, reunimos algumas sugestões para garantir que a sua produção de leite permaneça estável.
1. Alterne o seio que você oferece primeiro
Trocar o seio que você oferece primeiro a cada mamada lhe permite manter uma produção estável nas seis primeiras semanas. Ao amamentar regularmente com ambos os seios, você também diminuirá o risco de pegar alguma infecção mamária e contribuirá para o desenvolvimento da visão e dos músculos do pescoço do seu bebê.
2. Amamente com frequência
A produção de leite funciona com base na oferta e na demanda. Portanto, toda vez que o seu bebê mama, o seu corpo naturalmente produz mais leite. Por outro lado, se os seus seios permanecem cheios, a produção de leite diminui.
Você pode prevenir isso não deixando intervalos maiores do que 4 horas entre as mamadas e amamentando pelo menos 6 vezes por dia. Ou, se estiver fora de casa, use uma bombinha de tirar leite para esvaziar os seios até a próxima mamada.
3. Amamente por livre demanda
Para ter uma produção de leite estável, você também deve estar em sintonia com as necessidades do seu bebê. Ao amamentar o bebê por livre demanda, você garante que a sua produção de leite esteja perfeitamente ajustada para sustentar o desenvolvimento do seu filho.
A maior parte desse ajuste se dá nas seis primeiras semanas, quando a amamentação está se estabelecendo, mas a verdade é que o leite materno nunca cessa totalmente de mudar. Durante um pico de crescimento, por exemplo, os bebês tendem a mamar com maior frequência. Para atender a esse ritmo, o seu organismo produz mais leite, de modo a saciar o apetite do pequenino.