Um dos exercícios que você pode incluir na sua rotina diária de atividades físicas durante a gestação são os exercícios para o assoalho pélvico. E a melhor coisa sobre estes exercícios é que ninguém vai saber o que você está fazendo – ou seja, você poderá fazê-los quando estiver sentada na sua mesa, de pé na fila do banco, deitada ao lado de seu parceiro, ou assistindo TV.
Muitas mulheres não sabem como esses exercícios são importantes (esteja você grávida ou não!) até ser muito tarde: elas espirram (ou tossem, ou riem) e sentem um pequeno vazamento de urina.
Seus músculos do assoalho pélvico são importantes porque dão suporte não apenas à bexiga e intestinos, mas também ao útero. Fazendo exercícios para o assoalho pélvico, você ajuda a manter esses músculos fortes, e a evitar incontinência durante a gravidez e após o parto.
Há outras razões para fazer esses exercícios não apenas durante a gestação, mas também após o parto e pelo resto da vida. Um assoalho pélvico fraco pode resultar em sexo menos satisfatório, o que não a fará uma mulher feliz.
Os problemas causados por um assoalho pélvico fraco podem piorar com gestações subsequentes, resultando até em um útero flácido que empurrará as paredes vaginais.
A frequência recomendada desses exercícios é de 8 repetições, 3 vezes ao dia.
Para começar:
Comprima os músculos que você normalmente usa para parar o fluxo urinário (em três movimentos de parada até a contração)
Segure esta posição por vários segundos e, em seguida, relaxe os músculos
Contraia os músculos novamente, mais rápido dessa vez, segure por vários segundos e, em seguida, relaxe
Repita até ter feito oito repetições
é importante lembrar que, enquanto estiver fazendo esses exercícios, é preciso evitar prender a respiração, contrair o bumbum, inclinar a pélvis, apertar as pernas ou sugar seu estômago. Mas, se você tem alguma pergunta sobre a melhor forma de fazer os exercícios Kegel, você deve pedir ajuda ao seu médico de confiança.
Exercícios para o assoalho pélvico (Kegel) funcionam melhor como parte integrante de uma rotina completa de exercícios. Mulheres que se exercitam regularmente – e incluem exercícios Kegel na sua prática – parecem ter partos mais fáceis e recuperação pós-parto mais rápida. Os especialistas recomendam 30 minutos diários de exercício moderado durante a gravidez. Você pode ler mais sobre Recuperação Pós-Parto no nosso app Baby+.
Estas informações não se destinam a substituir as orientações de um médico profissional. Health & Parenting Ltd se exime de qualquer responsabilidade pelas suas decisões com base nestas informações, que são fornecidas de forma generalizada e não como um substituto para orientações médicas personalizadas.
Direitos autorais de todo conteúdo © Health & Parenting Ltd 2018. Todos os direitos reservados.