Amamentação, 0-3 meses
O empedramento é uma parte natural do processo de produção do leite e às vezes pode deixar seus seios sensíveis, inchados ou doloridos. Considere-o como um período de adaptação que dura entre 2 e 4 dias: seus seios estão se acostumando com o sangue extra necessário para criar o leite e o (novíssimo) processo de produzir apenas a quantidade certa.
A maioria das mães percebe que seu corpo se adapta naturalmente após alguns dias, mas, nesse meio-tempo, você pode recorrer a certas técnicas para ajudar o seu bebê a pegar o peito, estimular a produção de leite e aliviar os seus seios.
Amamentar com frequência
Uma das maneiras mais fáceis de ajudar o seu corpo a se adaptar é simplesmente amamentar o seu bebê pelo menos a cada 1,5 – 2 horas e deixá-lo mamando por quanto tempo ele quiser. Se a sua produção de leite for estimulada regularmente, o seu corpo se adaptará de forma mais espontânea a esse novo processo.
Tirar um pouco de leite
Muitas mães notam que o bebê acha mais difícil pegar o peito quando seus seios estão empedrados. Se você estiver passando por essa situação complicada, experimente tirar um pouquinho de leite antes de amamentar o pequenino para amolecer a aréola do seu seio.
Para isso, você pode espremer a mama com as mãos ou usar uma bombinha elétrica no nível de sucção mais baixo. Lembre-se: não é uma competição de quantidade! Tire somente o suficiente para que a aréola fique macia, prevenindo assim que os seus seios sejam estimulados em excesso. O mesmo conselho vale se você tirar o leite entre as mamadas para aliviar o incômodo.
Aplique calor
Outro jeito de abrandar a dor nas mamas e ajudar o bebê a pegar o peito é estimular a produção de leite aplicando calor na região logo antes de amamentar. Você pode tomar um banho morno e massagear suavemente os seios ou aplicar na área uma compressa quente, tal como uma toalha aquecida ou uma bolsa térmica de gel. Algumas mães também sentem alívio alternando água quente e fria durante o banho.
Aplique frio
Pode parecer contraditório, pois acabamos de recomendar a aplicação de calor, mas ouça o que vamos dizer. O calor estimula a produção de leite e acalma a dor nos seus seios, mas não é a única maneira de abrandar o incômodo. Aplicar uma compressa fria por 15-20 minutos entre as mamadas também proporciona alívio. Dentre os remédios caseiros que fazem sucesso entre as mães, estão folhas de repolho verde cruas ou gelo, mas você também pode usar técnicas mais modernas, como por exemplo as bolsas térmicas de gel.
Outras formas de obter alívio
Além de aplicar calor e frio, é possível sentir um certo alívio usando um sutiã confortável e com boa sustentação (evite aqueles com arco), trocando de posições para amamentar, de modo a facilitar o esvaziamento dos seios, ou massageando-os delicadamente durante uma mamada se isso não for desagradável.
Incômodo contínuo
Às vezes, o incômodo pode persistir ou você talvez sinta que o que está afetando os seus seios é algo mais sério do que um empedramento. É melhor consultar o seu médico se você tiver febre (temperatura superior a 38,1°C), calafrios, dores no corpo, dores localizadas ou sintomas parecidos com os de um resfriado. Como sempre, confie nos seus instintos. Você é a pessoa que mais conhece o seu corpo.