Por que se exercitar?

Há várias coisas que tornam os exercícios uma parte importante da gravidez. Um dos motivos mais importantes é que os exercícios ajudam a manter o sentimento geral de bem-estar e felicidade. Exercícios liberam endorfinas, hormônios que não só melhoram o sistema imunológico, mas também fazem você se sentir feliz. Sair para caminhar todos os dias pode ajudar a aliviar as mudanças de humor que normalmente estão presentes na gravidez.

Exercitar-se durante a gravidez ajudará a aumentar sua força e resistência, e ambas serão muito necessárias durante o trabalho de parto. Também desenvolve e fortalece os músculos que ajudarão a suportar o peso extra que você estará carregando conforme o bebê cresce e, portanto, reduzirá a chance de dores nas costas. Conforme a barriga cresce sua postura pode ficar comprometida, mas como seu corpo estará em melhor forma, os efeitos serão minimizados.

Ao combinar exercícios e ingestão adequada de água, você diminuirá imensamente a chance de desenvolver constipação, hemorróidas e varizes, e ainda ajudará a combater a fadiga. Outro problema que pode ser reduzido ou evitado é a má circulação. Durante a gravidez, é ainda mais importante garantir que o sangue flua em seu sistema para suprir seu bebê com nutrientes e oxigênio.

Muitos exercícios foram desenvolvidos com foco em áreas específicas que precisam de atenção durante a gravidez para dar suporte e tonificar seu corpo em constante mudança. Inscrever-se em uma aula é uma ótima maneira de aprender sobre eles e seus benefícios.

Gestantes que inscrevem-se em aulas de exercícios têm o benefício extra de encontrar outras gestantes, compartilhando suas experiências e fazendo novas amizades.

Exercícios durante a gravidez também ajudarão após o parto, facilitando a perda do peso extra que era necessário durante a gestação para dar suporte a todo o processo para trazer seu pequenino para o mundo.