Alívio de dor

Se estiver escrevendo seu plano de parto, inclua também seus desejos quanto ao alívio de dor. Os vários métodos de alívio de dor incluem:

Respiração e autoajuda

Algumas mulheres decidem não usar nenhuma medicação para dor durante o trabalho de parto e nascimento, usando técnicas de respiração e exercícios de relaxamento ao invés disso para lidar com a intensidade das contrações.

As várias técnicas de respiração e relaxamento incluem:

Muitas mulheres acham essas técnicas extremamente úteis, mesmo se também escolhem tomar medicamentos.

Hidroterapia

Estar na água pode aliviar um pouco da dor das contrações. Se sua bolsa já se rompeu, você será aconselhada a não entrar em uma banheira, mas ainda está tudo bem tomar um banho de chuveiro. Alguns hospitais estão equipados com piscinas de parto, portanto você deve perguntar ao seu médico com antecedência se essa opção estará disponível para você. Sob certas circunstâncias - como quando você ou o bebê requerem monitoramento contínuo -, a hidroterapia não será possível.

Gás e Ar (Entonox)

Esse método não remove toda a dor, mas ajuda a torná-la mais administrável, ajudando você a se concentrar na respiração e permitindo algum relaxamento. Gás e Ar é uma mistura de óxido nitroso e oxigênio, que é administrada por meio de uma máscara ou boquilha da qual você tem o controle. Conforme a contração inicia, você respira o gás e ar de forma que os efeitos coincidem com a parte mais forte de sua contração.

Apesar de muitas mulheres relatarem tontura, não há efeitos colaterais para você ou o bebê com os quais precise se preocupar ao usar gás e ar. Como você está no controle da máscara, você pode optar por parar de usar este método caso sinta tontura e ele não estiver ajudando.

Injeções

Se e quando sentir a necessidade de medicação para aliviar a dor, você pode escolher receber uma injeção. A agulha será injetada em sua nádega ou músculo da coxa. Medicamentos comuns incluem diamorfina e petidina, ambas com o objetivo de ajudar a sentir menos dor.

Injeções levam aproximadamente 20 minutos para fazer efeito e podem durar por até quatro horas. Alguns dos efeitos colaterais comuns incluem náuseas e tontura. Injeções para alívio de dor não serão ministradas muito próximo ao nascimento, pois podem fazer ficar mais difícil de empurrar, afetar a respiração de seu bebê e também dificultar a amamentação.

Anestesia epidural

Esse método envolve usar um anestésico que será injetado em suas costas, próximo aos nervos responsáveis por transmitir a sensação de dor. Isso adormece os nervos e reduz muito ou elimina a dor de suas contrações. Ela só pode ser aplicada por um anestesista e não pode ser usada durante um parto em casa.

Alguns efeitos colaterais incluem: pernas pesadas, prolongamento do segundo estágio do trabalho de parto, maior risco de usar dispositivos de parto assistido, dores de cabeça e dor nas costas posteriormente.

TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea)

Um TENS normalmente é usado durante o segundo estágio do trabalho de parto. Ele é mais eficiente no começo do estágio, quando a coluna lombar pode estar doendo muito para uma mulher. Ele pode ser usado em casa ou no hospital e alguns hospitais têm suas próprias máquinas.

Esse método envolve colocar eletrodos em suas costas. Esses eletrodos são conectados a um simulador a bateria por fios que transmitem quantidades seguras de correntes para suas costas. Acredita-se que essas correntes ajudam seu corpo a produzir analgésicos naturais e a reduzir os sinais de dor que são transmitidos para seu cérebro. Não há efeitos colaterais e você pode continuar a se movimentar enquanto usa o TENS.

Alívio de dor alternativo

Muitas mulheres escolhem tentar métodos alternativos de alívio de dor, incluindo: acupuntura, hipnose, massagem, reflexologia e aromaterapia. A maioria deles não é oferecida por um hospital, mas você pode falar sobre seus desejos com seu médico ou parteira - na maioria dos casos não haverá divergências.

Muitos desses métodos ajudam você a relaxar e estar melhor preparada emocionalmente para lidar com a dor.

O importante é lembrar-se de que cada mulher é diferente, portanto o que funciona para você pode não funcionar para outra pessoa e vice-versa.