Preparar-se para dar à luz a seu bebê é um momento emocionante, cheio de expectativas, esperanças e ideias de como será viver esse milagre. Dar à luz em si já vai ser uma experiência emocionante e muito do seu foco estará em lidar com a dor, se concentrar na respiração e contrações e empurrar seu bebê para o mundo. Isso não deixa muita energia para tomar nenhuma decisão ou tentar explicar ao seu médico o que exatamente você deseja.
É por isso que um plano de parto pode ajudar você e seu parceiro a garantir que todo o processo seja realizado o mais próximo possível do que vocês desejam. Um plano de parto é um documento que dá a todos os envolvidos no trabalho de parto, nascimento e cuidados posteriores imediatos a oportunidade de ver, por escrito, seus desejos. Esse documento ficará disponível para eles antes e durante todo o processo para que possam acompanhar os seus desejos e os de seu parceiro.
Um plano de parto não é um contrato gravado na pedra. O trabalho de parto e o nascimento podem não acontecer como planejado e a experiência requer flexibilidade. Muitas mulheres que têm um plano de parto se pegam mudando de ideia sobre analgésicos e procedimentos quando a realidade da situação chega a elas. Os médicos e parteiras também podem descobrir que algumas circunstâncias requerem modificações no plano de parto, mas quanto mais eles conhecerem seus desejos, maior a chance de eles se esforçarem para levá-los em consideração.
É uma boa ideia começar a escrever seu plano de parto a partir da 28ª semana de gestação, e até antes se estiver esperando gêmeos. Isso permitirá que você e seu parceiro tenham tempo suficiente para pesquisar, se preparar e compartilhar seu plano de parto com seu médico e/ou equipe médica.
Há muitos benefícios em preparar um plano de parto, não apenas para você, mas também para seu parceiro, equipe médica e até para seu bebê.
Um plano de parto ajudará a se preparar para as várias experiências que podem acontecer durante o trabalho de parto fazendo com que você e seu parceiro contemplem vários cenários diferentes, levantando opções para lidar com eles e os resultados de cada um.
Preparar seu plano de parto ajudará a criar uma lista de perguntas para fazer a seu médico nas consultas pré-natais. Você poderá descobrir quais recursos estão disponíveis para o trabalho de parto e nascimento e fazer, com antecedência, planos para usá-los.
Você se sentirá mais preparada para o grande dia porque terá feito todas as preparações possíveis. Além disso, sua equipe médica terá seus desejos em mãos e haverá poucas surpresas porque você já terá pesquisado todos os cenários que possam surgir. Isso ajuda muito a aumentar sua confiança durante toda a experiência, permitindo que você se concentre em seu trabalho de parto e no nascimento, ao invés de tentar descobrir o que deseja que aconteça caso surja uma situação inesperada. Seu plano de parto explicará seus desejos e você não será bombardeada com um monte de novas informações e opções de uma só vez.
Um plano de parto é uma excelente ferramenta para seu médico ou parteira também, fornecendo as informações necessárias sobre seus desejos em certas circunstâncias. Nem sempre é fácil conversar enquanto você está em trabalho de parto tentando se concentrar na respiração e nas contrações e está sob o efeito de analgésicos. A equipe de saúde gosta de planos de parto devido ao seu valor informativo para você e seu parceiro. Além do mais, eles também fornecem uma base que a equipe pode tentar seguir.
Especifique o tipo de ambiente em que gostaria de dar à luz, o tipo de iluminação e música e até sua preferência quanto ao sexo da equipe médica.
Liste o tipo de alívio de dor que gostaria de ter e suas posições preferidas durante o parto (mas você deve estar aberta a tentar algumas posições diferentes para encontrar a mais eficiente). Se esse é seu primeiro filho, você pode não ter muita experiência. Se permitirem que você coma e beba durante o trabalho de parto, o plano de parto é onde você pode listar opções de comidas e bebidas.
Liste seus desejos quanto à episiotomia, quem você quer que corte o cordão umbilical, quando você quer segurar seu bebê após o parto e quem estará filmando (se você quiser).
Escreva seus desejos com relação ao parto da placenta, que pode ser feito naturalmente ou com auxílio da equipe médica. Você pode dizer suas preferências - apesar de que isso pode depender do que o médico achar que é melhor para você. Se desejar amamentar imediatamente após o parto, especifique isso também.
No caso de cesária - se souber que vai fazer uma cesariana, você pode se preparar para o parto de maneira semelhante. Entretanto, se não estiver preparada para uma cesária, você precisa escrever isso para especificar quaisquer mudanças no cuidado com você caso isso seja necessário, como se deseja amamentar imediatamente ou esperar até ter se recuperado um pouco.
Agora que você reuniu todas as informações, uma boa maneira de organizar seu plano de parto é usar nossa ferramenta, localizada nesta seção. Defina suas preferências marcando as caixas e envie por e-mail para você mesma o plano de parto básico. A partir daí, você pode mudá-lo o quanto quiser.
Coloque uma cópia de seu plano de parto em sua mala para o hospital e na mala de seu parceiro. Dê uma cópia para seu médico ou parteira e repasse o plano com eles, para que possam dar ideias e opções em que você pode não ter pensado ou até ajudar a acrescentar coisas que você tinha esquecido.
Ter um plano de parto ajudará você a sentir que o trabalho de parto e o nascimento estão mais sob controle. Ele garante uma chance maior de que seus desejos serão levados em consideração e seguidos no nascimento. Traga cópias a mais com você quando o trabalho de parto iniciar em caso do médico ou parteira ter perdido a primeira cópia, ou se você tiver feito ajustes em seu plano desde a última consulta.
O formato de seu plano de parto é tão importante quanto suas informações, portanto reúna todas as informações e reserve um tempo para organizá-lo e reescrevê-lo até ter criado um documento fácil de ler, em uma sequência lógica. Fale com outras mães que fizeram planos de parto e pergunte o que elas teriam feito diferente, ou o que funcionou realmente bem para elas.
É o seu trabalho de parto e o seu bebê. Prepare-se para este dia milagroso o quanto puder, para que possa relaxar o máximo possível e aproveitar a experiência de receber seu novo bebê no mundo.