Medicamento

Se estiver tentando engravidar, ou já estiver grávida, você deve estar ciente de que certos medicamentos podem causar problemas para seu bebê em desenvolvimento. Você não notará que está grávida até que atrasar a menstruação, portanto é melhor estar ciente dos riscos associados a medicações quando estiver tentando engravidar, para que saiba o que evitar.

Muitas drogas não foram testadas para a segurança durante a gestação, portanto a melhor forma de evitar prejudicar seu bebê é evitar todos os medicamentos quando possível. Certas doenças prevêem o uso de medicamento que será necessário durante sua gestação, e nesse caso seu médico a informará da necessidade de continuar seu uso.

Medicamentos podem afetar o desenvolvimento do bebê de muitas formas, incluindo:

Se estiver atualmente tomando medicamentos prescritos e descobrir que está grávida, você deve procurar orientações médicas antes de parar de usá-los, especialmente se sua saúde depende deles. Seu médico será capaz de informá-la sobre os riscos associados a seus medicamentos prescritos e fornecerá opções.

é importante também estar ciente dos riscos associados às drogas naturais e de ervas. O fato de o rótulo dizer que é natural ou feito de ervas não significa que ele seja seguro para você ou seu bebê durante a gestação, já que muitos deles podem ter efeitos colaterais perigosos.

Medicamentos de venda livre

Paracetamol (também conhecido como Tylenol) é normalmente considerado seguro durante a gravidez, quando usado em doses normais para dores persistentes e localizadas, dores de cabeça e dor nas costas.

Anti-inflamatórios não hormonais (AINHs), aspirina ou outros anti-inflamatórios (Ibuprofen) podem afetar os grandes vasos sanguíneos de seu bebê e, portanto, não são considerados seguros durante a gestação.

Laxantes podem parecer uma boa ideia se você sofrer de constipação durante sua gestação (como acontece com muitas mulheres), mas a melhor forma de lidar com esse sintoma desconfortável é aumentar a ingestão de fibras ou água em sua dieta. Se modificações na dieta e adição de exercícios leves (como caminhar todos os dias) não ajudar, você deve discutir suas opções com seu médico antes de comprar laxantes de venda livre.

O anti-histamínico mais seguro é a clorfeniramina, já que ele possui resultados conhecidos, mas pode causar sonolência. Se seu médico aprovar, então seu uso é seguro.

Muitas mulheres têm sintomas de resfriado durante a gestação e sempre se sentem como se estivessem com o nariz congestionado. Mesmo que existam descongestionantes de venda livre, como xilometazolina, fenilefrina e pseudoefedrina, você deve evitá-los e discutir opções alternativas com seu médico ou parteira.

Muitas mulheres sentirão azia e/ou indigestão em algum momento durante sua gestação. Seu médico provavelmente lhe dirá que antiácidos são seguros, mas você deve evitar aqueles que contenham bicarbonato de sódio para evitar a elevação de seus níveis de sódio.

Qualquer medicamento com codeína ou di-hidrocodeína podem ser prejudiciais para a respiração de seu bebê, portanto é melhor evitar esses remédios. Eles também podem causar síndrome de abstinência em seu bebê quando ele ou ela tiver nascido. Muitos medicamentos de venda livre têm esses ingredientes, portanto é melhor consultar seu médico antes de tomar algum remédio. Ele pode prescrevê-los durante o primeiro ou segundo trimestre para tratar sintomas de dor por um breve período, mas ele os evitará durante o terceiro trimestre.

Se você desenvolver sintomas de tosse ou resfriado e sentir a necessidade de tomar remédios, sempre consulte seu médico. A maioria dos remédios de venda livre para gripe contém drogas que não são seguras ou que poderiam potencialmente prejudicar seu bebê, portanto você precisa de orientação profissional antes de tomá-los.

Um breve episódio de diarreia durante a gestação não deve ser prejudicial para seu bebê, mas você precisará garantir uma hidratação adequada. Loperamida não deve ser tomada, pois não há pesquisa suficiente para determinar sua segurança durante a gravidez. Há outras opções disponíveis para aliviar os sintomas, como uma solução de caolim, mas ainda é aconselhável consultar seu médico primeiro.

Se desenvolver uma infecção fúngica durante a gestação, discuta suas opções com seu médico. Não se sabe o suficiente sobre os efeitos de medicamentos de venda livre disponíveis para infecções fúngicas.

Se você sofre de pele seca, alergias ou eczemas, provavelmente está familiarizada com loções e cremes. A loção de calamina é segura e é melhor começar a usá-la para aliviar os sintomas. Se isso não ajudar, discuta suas opções com seu médico. Substâncias presentes em loções e cremes podem ser absorvidas por sua pele e em sua corrente sanguínea, portanto é importante estar ciente de qualquer efeito colateral ou riscos para seu bebê antes de usá-los em todo o seu corpo.

Medicamentos prescritos

Se estiver tentado engravidar e estiver tomando medicamentos, você deve discutir seu uso com seu médico para determinar se eles são seguros ou se há alternativas disponíveis que não prejudicarão seu bebê ou sua capacidade de engravidar.

Se você sofre de uma doença que requer medicamentos de uso contínuo (como diabetes ou epilepsia), é melhor discutir sobre eles com seu médico antes de engravidar. Há a necessidade de pesar os prós e os contras de qualquer medicamento prescrito antes de tomar uma decisão sobre como proceder.

Para ajudar a evitar a necessidade de medicamentos durante a gestação, tenha uma dieta saudável, beba muita água, faça alguma forma de exercício e aprenda como relaxar. O estresse pode piorar muito cada pequena dor persistente e localizada. Preocupar-se com medicamentos que você tomava antes de descobrir que estava grávida apenas aumentará seu estresse. Qualquer preocupação ou pergunta sobre medicamentos deve ser discutida com seu médico, que será capaz de lhe dar as melhores informações para manter você e seu bebê seguros e saudáveis.