Durante a gravidez, seu corpo passa por tantas mudanças que você pode ficar imaginando o que é normal ou não. é importante lembrar que seu médico ou parteira está a apenas um telefonema de distância e, se você achar que algo não está certo, é melhor ligar do que continuar preocupada com a sua saúde ou a do bebê.
Você nunca deve se sentir preocupada ou envergonhada quanto a ligar para seu médico ou parteira para fazer perguntas. Além disso, há razões específicas para se ficar atenta e que podem precisar de um telefonema ou ida emergencial ao hospital.
A qualquer momento na gravidez, se tiver qualquer um dos sintomas a seguir, ligue para seu médico imediatamente:
Sinais de pré-eclâmpsia
Dores de cabeça fortes e persistentes
Problemas de visão, como luzes piscando, listras, visão embaçada, "moscas volantes" ou escurecimento da vista
Dores fortes logo abaixo das costelas, especialmente do lado direito
Vômito ou náuseas
Inchaço repentino dos pés, mãos ou rosto
Presença de febre não relacionada a uma doença ou inseto.
Vômito mais de três vezes ao dia, presença de náuseas dificultando a ingestão de alimentos e líquidos, especialmente associado a dor ou febre.
Sangramento vaginal associado a febre, cólicas ou dor.
Sangramento vaginal significativo
A passagem de tecido fetal (matéria cinzenta) ou coágulos de sangue de sua vagina
Vazamento de fluido de sua vagina, especialmente se não tiver cheiro.
Se tiver qualquer um dos sintomas a seguir, você precisa ligar para seu médico hoje.
Qualquer sangramento vaginal ou corrimento vaginal mais intenso que o normal
Inchaço repentino e incomum das mãos, pés e rosto
Dor contínua em sua pélvis
Coceira por todo o corpo, especialmente se for acompanhada de urina escura e fezes claras. Não é incomum ter um pouco de coceira durante a gravidez, entretanto isso precisa ser investigado, especialmente se for muito intensa, pior à noite e afetar as palmas das mãos e solas dos pés.
Dor ao urinar ou maior frequência na urinação. Também é importante ligar para seu médico se sua urina estiver turva, com cheiro desagradável ou contiver sangue.
Fraqueza e exaustão incomum.
Presença de corrimento firme ou consistente de sua vagina, acompanhado por coceira, queimação e/ou odor.
Durante o terceiro trimestre, há certas circunstâncias que precisam de uma ligação para serviços de emergência imediatamente. Alguns deles são:
Dor abdominal intensa
Forte sangramento de sua vagina
Sua bolsa rompeu e você suspeita ou sabe que o cordão umbilical está saindo de sua vagina. Nesses casos, o cordão veio para baixo e pode ser comprimido pelo bebê, reduzindo a quantidade de oxigênio que seu bebê está recebendo. Esses casos precisam de parto imediato para evitar problemas de saúde a longo prazo ou mesmo falecimento do bebê. Se o cordão está saindo de sua vagina, fique de joelhos e mantenha suas nádegas elevadas acima do nível da cabeça. Essa posição ajudará a diminuir a pressão sobre o cordão umbilical até que o serviço de emergência chegue.
Durante a 20ª e a 37ª semana, há certas circunstâncias que requerem que você ligue para o médico ou parteira imediatamente. Você deve estar ciente dos sinais de um parto prematuro para que possa obter ajuda médica imediata para interromper o trabalho de parto ou fazer o parto prematuro do bebê. Esses sinais incluem:
Contrações que vêm em intervalos regulares. A sensação é de que seu abdômen está se contraindo e enrijecendo em intervalos regulares. Você terá a sensação de fortes cólicas menstruais que ocorrem pelo menos 5 vezes em uma hora.
Você suspeita que sua bolsa rompeu. Diferente da forma como é retratado na TV e nos filmes, pode ser apenas um corrimento líquido, diferente de um jorro.
Qualquer mancha ou sangramento de sua vagina.
Pressão pélvica ou uma incômoda dor na parte inferior das costas.
Uma forte sensação de pressão em sua pélvis e nas coxas.
Cólica moderada ou dor menstrual que pode ou não ser acompanhada de diarreia.
Menos movimentos do bebê. Verifique seu contador de chutes para saber como verificar os movimentos e o nível de atividade do bebê.
Nota: o uso do contador de chutes normalmente é recomendado após a 28ª semana.
Uma febre inexplicável, especialmente quando você não está doente. Isso também pode ser um sinal de infecção se você também tiver dores uterinas.
Quando tiver atingido a 37ª semana de gravidez, há sintomas e sinais que precisam de uma ligação para o médico ou parteira ou uma ida imediata para o hospital. Eles incluem:
Qualquer sangramento vaginal
Contrações regulares por pelo menos uma hora. Elas são semelhantes a qualquer dor menstrual forte e seu abdômen se contrairá e enrijecerá em intervalos regulares, durante pelo menos 5 vezes em uma hora.
Um jorro repentino ou mesmo um pingo de líquido de sua vagina, indicando que sua bolsa rompeu.
Menos movimentos de seu bebê (se ele não se mover pelo menos 10 vezes em 2 horas, ou se parar de se mover completamente). é uma boa ideia contar os chutes para saber quando seu bebê está se movendo menos que o normal. Verifique nosso contador de chutes para ajudar a determinar qual é o normal para seu bebê.
Nenhuma gravidez é igual a outra, portanto o que parece normal para uma mulher pode ser totalmente anormal para outra. Não é hora de ficar tentando adivinhar o que está acontecendo com você ou seu corpo. Se alguma coisa não parecer correta, você deve, por você mesma e pelo bebê, procurar orientação e ajuda médica.
Estas informações não se destinam a substituir as orientações de um médico treinado. Health & Parenting Ltd se exime de qualquer responsabilidade pelas suas decisões com base nestas informações, que são fornecidas de forma generalizada e não como um substituto para orientações médicas personalizadas.
Direitos autorais de todo conteúdo © Health & Parenting Ltd 2018. Todos os direitos reservados.