Amamentação, 0-3 meses
A fronteira entre tirar o leite e amamentar é mais tênue do que você imagina. Veja a seguir os motivos pelos quais mães no mundo inteiro costumam tirar o leite para facilitar suas vidas enquanto amamentam.
Aliviar seios empedrados
Pouco tempo após o parto, seus seios passarão por um período de adaptação de 2-4 dias chamado empedramento. Embora seja uma parte natural do processo de produção do leite, isso às vezes pode dar uma sensação de desconforto. Muitas mães recorrem ao bombeamento manual do leite durante esse período como forma de aliviar seus seios antes de uma mamada. Isso favorece o fluxo do leite e facilita a pega do bebê, pois amolece a aréola do seu seio.
Dica: Seus seios — por mais inteligentes que sejam — podem rapidamente cair na armadilha da produção em excesso se você tirar o leite com demasiada frequência. Você pode prevenir essa eventualidade se tirar somente uma quantidade de leite suficiente para amolecer a sua aréola, e não mais do que isso. E, se você notar que o empedramento está durando mais do que alguns dias, converse com um consultor em amamentação.
Quando você está fora de casa
Quer você esteja voltando a trabalhar ou planejando sair algumas horinhas com uns amigos, bombear os seios lhe permite dar leite materno ao seu bebê enquanto você está longe. Procure não deixar intervalos maiores do que 3-4 horas entre os momentos em que você bombeia os seios ou amamenta para manter sua produção de leite estável.
Dica: Comece a tirar o leite algumas semanas antes do dia em que você estará fora de casa. Desse jeito, você pode armazenar um pequeno estoque no seu congelador, ter tempo de ganhar confiança na hora de bombear os seios e permitir que o bebê se acostume a tomar leite materno na mamadeira.
Aumentar a produção de leite
Algumas mães precisam aumentar sua produção de leite. Para isso, bombear os seios também pode ser útil. Se quiser estimular a sua produção de leite, experimente bombear os seios no final de uma mamada normal, de modo a tirar apenas o resto de leite que o seu bebê não conseguiu mamar.
Dica: Concentrar os momentos em que você bombeia os seios é uma alternativa usada pelas mães para aumentar sua produção de leite. Essa estratégia consiste em bombear os seios durante dez minutos a cada hora ao longo de várias horas consecutivas. Tenha em mente que o objetivo não é extrair um grande volume de leite toda vez que você bombeia os seios: o benefício de concentrar os bombeamentos é que assim você estimula suas mamas regularmente para gerar mais leite em longo prazo. Como sempre, interrompa o processo se sentir dor.
Bombeamento ocasional
Mesmo que você não esteja planejando obter ajuda com as mamadas à noite ou passar algumas horas fora de casa, saiba que muitas mães que amamentam acham conveniente dispor de um pouco de leite extra armazenado. O leite materno dura até 5 dias na geladeira e 6 meses em um congelador que tenha uma porta separada da geladeira.
Dica: Procure saber exatamente o que há na sua geladeira e congelador, etiquetando cada mamadeira com uma data de validade clara e legível.