Partos múltiplos

Se estiver esperando 2 ou mais bebês, há uma boa chance de sua gravidez não passar das 38 semanas. Seu parto provavelmente exigirá mais do que um profissional, incluindo seu médico ou parteira e um pediatra para cada bebê.

Dar à luz a mais de um bebê normalmente é igual a dar à luz a um só, mas seus bebês serão monitorados de perto. Se for fazer parto normal, assim que o primeiro bebê nascer, o segundo levará menos tempo para sair.

Se estiver tendo mais que 2 bebês, você provavelmente fará uma cesariana. Se você teve algum problema médico que exige um parto por cesária, seu parto será agendado e você saberá a data com antecedência. A posição dos bebês dentro de seu útero também pode ser um fator determinante para o método de parto. às vezes, o primeiro gêmeo pode nascer por parto normal e o segundo precisar de uma cesária de emergência, mas isso não é muito comum.

Alguns médicos vão querer que você faça o parto em uma sala de cirurgia só por precaução. Mas, geralmente, dois nascimentos ocorrem tranquilamente e você estará segurando seus bebês logo após o nascimento. Se seus bebês forem prematuros, como muitos gêmeos, eles podem precisar ficar no hospital. Como eles são prematuros, alguns de seus sistemas podem não ter se desenvolvido o suficiente para funcionar totalmente sem algum tipo de auxílio. Gêmeos tendem a pesar menos que um único bebê e, como seu útero foi esticado ao máximo, eles podem ter ficado sem espaço antes de chegarem à gestação completa.

A recuperação de uma cesariana ou de um parto normal de múltiplos é normalmente igual ao de um parto de um único bebê. Nosso app Baby+ vai te explicar em detalhe como se recuperar tanto de parto vaginal quanto cesariana.