Muitos exercícios são seguros durante a gravidez, outros precisam ser evitados. Alguns deles têm riscos de queda e lesões por contato, outros trazem risco devido a certas posições e outros simplesmente não são seguros.
é importante evitar:
-
Ficar de costas durante o exercício, pois isso coloca pressão sobre veias importantes em suas costas e pode interferir no fluxo apropriado de sangue
Esportes de contato, como boxe, futebol, squash e judô
Mergulho, pois não há nenhuma proteção contra descompressão e isso pode resultar na formação de bolhas de gás no sangue
Esportes que tenham risco de queda, como montaria, hockey, ginástica e ciclismo
Exercícios de alto impacto que podem distender ligamentos e articulações
Certas posições de ioga
Esqui aquático não é recomendado devido ao risco de lesões abdominais
Esqui de descida livre deve ser evitado; entretanto, esqui em áreas planas ainda pode ser praticado
O risco de desenvolver lesões aumenta durante a gestação, pois seu corpo produz relaxina, um hormônio que relaxa seus ligamentos e articulações para prepará-os para o parto.
Ao se exercitar, é importante usar um sutiã com boa sustentação e confortável para os seios em desenvolvimento. Tente escolher sutiãs feitos de algodão, pois eles tendem a absorver o suor. Roupas muito justas também podem ser desconfortáveis, por isso devem ser evitadas.
Durante o exercício, é preciso beber bastante água e, se em algum momento você sentir tontura, náuseas ou falta de ar, interrompa o exercício.
Excesso de exercício pode levar a um bebê com baixo peso, por isso é importante não exagerar e falar sobre a frequência e duração de seus exercícios com seu médico.
Para algumas mulheres não é aconselhável se exercitar devido a certos fatores de risco que podem ser prejudiciais. Alguns deles são:
Abortos anteriores
Anemia severa
Pressão alta
Pré-eclâmpsia
Fraqueza na cervical
Sangramento vaginal
Doença cardíaca ou pulmonar
Placenta baixa