Amamentação, 0-3 meses
Além de ser o alimento perfeito da natureza, o leite materno também é uma de suas criações mais misteriosas. Elaboramos este guia para ajudar você a entender todos os detalhes da sua produção de leite e os motivos pelos quais você pode achar que não tem leite suficiente enquanto na verdade tem.
Como se dá o processo
Para resumir, o leite materno é criado com base na oferta e na demanda. Isso significa que, quando o seu bebê mama, o seu corpo naturalmente começa a produzir mais leite. Por outro lado, se os seus seios permanecem cheios, é um sinal para o seu corpo diminuir a produção de leite. Esse é o mecanismo básico de como o leite materno é feito.
O que é a capacidade de armazenamento do leite materno?
Quando se trata de produção de leite, você com certeza ouvirá falar também de capacidade de armazenamento do seio. Esse termo, como você provavelmente já adivinhou, refere-se à quantidade de leite que os seus seios são capazes de armazenar de cada vez. E nem precisa olhar o tamanho do seu sutiã, porque isso na verdade não tem nada a ver com o volume dos seus seios! Não existe capacidade ideal, e é bom saber que cada seio é diferente.
Como aumentar a minha produção de leite?
Você deve ter em mente algumas coisas essenciais enquanto estiver tentando aumentar a sua produção. Primeiro, procure fornecer ao seu organismo o combustível de que ele necessita para encarar o processo de produção de leite, que exige muita energia. Isso significa tomar bastante água e tentar — tentar mesmo, pois sabemos que às vezes é difícil — fazer refeições em intervalos regulares.
Se houver pessoas disponíveis para ajudar você, agora é a hora de colocá-las para trabalhar! Quanto mais à vontade e relaxada você se sentir, mais fácil será produzir leite.
Por fim, mamadas regulares incitarão naturalmente o seu corpo a criar mais leite. Lembre-se: quanto maior a demanda, maior a oferta!
Como saber se eu tenho leite suficiente?
Essa é uma questão delicada que atormenta todas as mães que amamentam: não existe nenhuma forma concreta de saber quanto leite o seu bebê está mamando. É frustrante, nós sabemos, mas a boa notícia é que ser mãe não precisa ser um eterno jogo de adivinhações.
Você pode recorrer aos seguintes critérios para avaliar se o seu pequenino está mamando leite suficiente:
- Seu bebê começa a ganhar peso uma vez que o seu leite desceu
- Por volta do 10º-14º dia, o pequenino deve ter recuperado seu peso de nascimento
- Ele continua ganhando peso de forma estável como é de se esperar
A lição disso tudo? O melhor indicador serão aquelas bochechas gordinhas na sua frente. Um bebê feliz, alerta e com crescimento adequado é o melhor sinal de que você está produzindo leite suficiente.
Coisas que podem deixar você na dúvida
Veja a seguir alguns motivos comuns que levam muitas mães a suporem que não têm leite suficiente — enquanto na verdade têm:
-
Parece que o seu bebê quer mamar o tempo todo
Seu pequenino demonstra um apetite insaciável, mas isso talvez não tenha nada a ver com a sua produção de leite. Por exemplo, a quantidade de leite que os seios podem armazenar de cada vez naturalmente difere de uma mãe para a outra. Ou talvez o seu bebê prefira mamar volumes menores em intervalos mais frequentes. Lembre também que os bebês têm barriguinhas pequenas. Na verdade, o estômago de um recém-nascido é somente um pouco maior do que uma bolinha de gude!
-
Um pico de crescimento
Durante um pico de crescimento, você notará que o bebê quer mamar mais do que de costume. Não é que você não esteja produzindo leite suficiente: na verdade são as necessidades do seu pequenino que mudaram. Ao amamentar por livre demanda, o seu corpo naturalmente aumentará a produção de leite para satisfazer o apetite do seu filho.
-
Um dia complicado
Assim como os adultos, os bebês às vezes também passam por dias de cão. Seu pequenino pode estar se sentindo um pouco irritado, e o resultado disso é que o padrão das mamadas talvez fique temporariamente alterado.
Ainda está meio preocupada de talvez não ter leite suficiente? Muitas mães se perguntam isso em determinado momento, e o mais provável é que a sua produção de leite esteja adequada. Se estiver se sentindo insegura ou notar que a sua produção está diminuindo sem motivo aparente, entre em contato com o seu médico ou com um consultor em amamentação para obter conselhos.