O primeiro estágio do trabalho de parto é o que muitas mulheres chamam de "começo do parto". Nesse estágio sua cérvice se dilata e se comprime. Esse estágio do trabalho de parto é o mais doloroso, pois suas contrações se intensificam e ficam menos espaçadas até que você atinja a dilatação total. Durante esse estágio, você usará as técnicas que aprendeu em suas aulas de maternidade e contará com seu parceiro para ajudá-la a manter o foco.
Se escolher medicamentos para dor, eles serão ministrados durante esse primeiro estágio. Alguns medicamentos não podem ser ministrados muito próximo ao nascimento, portanto seu médico ou parteira pode não administrar certos remédios quando você estiver na fase de empurrar. Quando sua cérvice tiver 10 cm de diâmetro, você estará pronta para empurrar.
O segundo estágio é quando você empurrará seu bebê pelo canal de parto para o mundo. Você sentirá um tipo diferente de contração, que dará a você uma forte vontade de empurrar. Nesse estágio, suas contrações virão em intervalos de 2 a 4 minutos e durarão por até noventa segundos. A duração desse estágio pode ser muito curta ou pode durar até uma hora. Ele não deve durar mais do que duas horas.
No terceiro estágio do trabalho de parto, você parirá a placenta. às vezes, uma injeção é dada para acelerar esse estágio, mas não é necessário fazer isso se você quiser parir a placenta naturalmente. Não é uma experiência dolorosa, mas podem pedir para você empurrar um pouco para ajudar.