Como usar o contador de chutes

Bebês ativos normalmente são bebês saudáveis. Os bebês têm ciclos de sono e de atividade no útero. Eles dormem por períodos curtos de 40 a 60 minutos, mas, na maior parte do tempo, eles chutam, rolam e viram.

A partir da 28ª semana, mais ou menos, preste atenção aos movimentos do bebê diariamente até o parto. Chamamos isso de "contagem de chutes". Uma vez por dia, deite-se de lado. Conte os movimentos até ter sentido 10 "chutes". Um "chute" é qualquer chute, rolada ou soco do bebê.

Muitas pessoas pensam que é preciso sentir 10 chutes de cada vez, mas isso não é mais considerado como definitivo, pois cada bebê é único. Os movimentos do bebê podem variar de 4 a mais de 100 por hora, estando este acordado ou dormindo.

De qualquer forma, contar o tempo que leva para atingir 10 chutes irá ajudá-la a entender melhor os movimentos do seu bebê.

Se você notar que o seu bebê está se movendo menos do que o usual, ou se perceber alguma mudança no padrão dos movimentos, este pode ser um primeiro sinal de que o seu bebê não está bem. Neste caso, procure o seu médico imediatamente para que a saúde de seu bebê seja verificada.

Não há um número específico de movimentos que é considerado como normal. O importante é verificar e avisar ao seu médico sobre qualquer diminuição ou mudança no padrão dos movimentos de seu bebê.

Médicos, geralmente, recomendam que você comece a contar os movimentos do bebê a partir do 7º mês de gravidez (28ª semana). A essa altura, você já conhecerá melhor o padrão dos movimentos do seu bebê e poderá relatar qualquer mudança.
Há diferentes formas de monitorar os movimentos do bebê, portanto pergunte ao seu médico qual ele prefere.

Contando os movimentos do seu bebê:
O que fazer se o meu bebê não se mover como de costume?

Se o bebê estiver se movendo menos do que de costume, ou se você tiver notado uma mudança no padrão de movimentos, converse com o seu médico sobre a possibilidade de fazer mais exames, como uma cardiotocografia ou perfil biofísico, para determinar a condição do bebê no útero.