Acreditando no velho mito de que na gestação "você está comendo por dois", muitas mulheres acham que podem dobrar sua ingestão de comida e que todo o peso extra ganho será perdido após a gravidez. Entretanto, esse não é o caso. Antes da gravidez, você deve estar consumindo 2000 calorias por dia, dependendo de seu peso e de sua atividade física. Antes da gravidez, você devia estar consumindo cerca de 2000 calorias por dia, dependendo de seu peso e de sua atividade física. Durante a gravidez, a ingestão de calorias deve aumentar em apenas 200 calorias adicionais por dia a partir do terceiro trimestre.
As calorias adicionais fornecem energia e nutrientes para seu bebê. Elas também são necessárias para o crescimento da placenta, o aumento no volume sanguíneo e a formação de líquido amniótico. Elas também devem fornecer ao seu corpo a energia extra necessária para realizar todas as funções a mais da gravidez.
Uma mulher obesa no início da gravidez ainda deve consumir mais calorias, a menos que o médico diga o contrário. A gravidez não é o momento para fazer dieta, já que o processo de queima de gordura produz cetonas, que podem ser perigosas para o bebê. Entretanto, mulheres que começam acima do peso perdem um pouco de peso quando se adaptam a um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, proteína magra e com poucas gorduras ruins. Essas mulheres descobrirão que perder peso após o nascimento do bebê será mais fácil se tiverem passado os nove meses ficando saudáveis e entrando em forma.
Uma mulher abaixo do peso provavelmente será incentivada a ganhar mais peso, ou seja, ela precisará consumir mais do que as 200 calorias extras recomendadas, e ela talvez seja recomendada a fazer esse incremento antes do início do seu terceiro semestre de gravidez. Isso pode ser necessário para permitir que ela tenha uma gestação saudável e seja capaz de sustentar o crescimento e desenvolvimento adequados do bebê.
Se estiver acostumada a fazer três refeições por dia antes da gravidez, você pode achar benéfico comer 6 pequenas refeições durante todo o dia. Isso não significa comer seis refeições regulares, mas 3 refeições menores e 3 lanchinhos saudáveis. Isso ajuda não apenas a regular os níveis de açúcar do sangue, mas também a digerir mais facilmente sua comida.
Refeições menores também são úteis para mulheres que sofrem de enjoo matinal, pois geram menor pressão no sistema digestório em qualquer momento. Mulheres que sofrem de constipação também se beneficiam de refeições menores.
Se o enjoo matinal for muito grave e você não conseguir manter comida suficiente no estômago, é importante falar com o médico para evitar complicações durante a gravidez. Vômitos graves devem sempre ser relatados ao médico imediatamente.