Saber o que você deve comer durante a gravidez é tão importante quanto saber o que deve ser evitado nesse período.
Você deve evitar as gorduras não saudáveis, o que inclui gorduras trans e saturadas. Evite-as, pois elas aumentam os níveis de colesterol e o risco de certas doenças. Elas também contribuem com o ganho de peso desnecessário e podem fazer você se sentir mole quando seu corpo estiver tentando digeri-las. Esses tipos de gordura podem ser encontradas em muitos alimentos processados, alimentos gordurosos e em frituras de imersão e estão escondidas em muitos alimentos dos quais você nem suspeita. Leia os rótulos quando estiver fazendo compras e aprenda a identificar esses alimentos que contêm essas gorduras não saudáveis.
Algumas pessoas acreditam que todos os carboidratos são ruins, mas isso não é verdade. Carboidratos complexos são bons para você. Os carboidratos que devem ser evitados são os simples, pois são digeridos facilmente e aumentam os níveis de açúcar no sangue. Carboidratos simples incluem pão branco e massas, açúcar, bolo, doces, refrigerante, qualquer coisa feita de farinha branca, xaropes e até sucos de fruta.
A vitamina A é importante para o desenvolvimento dos órgãos e para o crescimento embrionário do seu bebê. Queijo, ovos, leite e iogurtes são boas fontes de vitamina A. No entanto, em algumas partes do mundo, é aconselhável evitar o consumo de fígado e patê devido aos seus elevados teores de vitamina A. Você deve pedir ao seu profissional de saúde aconselhamento médico individualizado sobre vitamina A.
Ovos não cozidos não devem ser comidos, o que significa que aquelas gemas moles são coisa do passado até você ter dado à luz. Ovos crus podem conter salmonela, o que significa que você também precisa evitar massa de bolo ou de biscoito crua.
Carne crua não deve ser comida também, portanto trate de cozinhar bem sua carne. Carne não cozida pode conter salmonela ou toxoplasmose.
Queijos moles como brie ou camembert não devem ser comidos, a menos que sejam aquecidos até ferverem por dentro. Isso ajudará a destruir qualquer bactéria prejudicial.
Tem havido muito debate sobre peixe e mercúrio. A melhor forma de evitar a ingestão de mercúrio ao comer peixe é conhecer os tipos que mais contêm mercúrio e evitá-los. Eles incluem, mas não se limitam a: peixe espada, peixe-batata e tubarão.
Além dos alimentos que você deve evitar, há bebidas que também devem ser evitadas ou limitadas, como as com cafeína. Certos chás de ervas podem ser prejudiciais e a maioria das mulheres sabe que devem evitar o álcool.