Na gravidez, a maioria das mulheres toma suplementos vitamínicos pré-natais, pois pode ser difícil obter as vitaminas e minerais de sua dieta, especialmente se os enjoos matinais e náuseas estiverem atrapalhando os hábitos alimentares regulares.
Se sua gravidez foi planejada, você já deve estar familiarizada com o ácido fólico, uma importante vitamina B que ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, lábios leporinos e fissura de palato. Por esta razão, é recomendado tomar ácido fólico por vários meses antes da concepção e também durante os primeiros três meses de gestação. Você também pode obter ácido fólico em vários alimentos como vegetais verdes, suco de laranja, arroz, ervilhas e lentilhas.
Como seu corpo estará produzindo mais sangue durante a gravidez, cerca de 1,3 kg, é importante garantir que você tenha ferro suficiente em sua dieta. A absorção de ferro pode diminuir com a ingestão de café ou chá, mas aumenta com vitamina C, portanto é melhor tomar com um copo de suco de laranja gelado.
Se suas vitaminas pré-natais não tiverem a quantidade necessária, peça a seu médico um suplemento de ferro. Boas fontes alimentícias de ferro são espinafre, brócolis, morangos e pães integrais.
Cálcio é outro elemento importante de sua dieta. Ele é necessário não apenas para manter a densidade de seus ossos, mas também para contribuir com o desenvolvimento dos ossos e dentes de seu bebê. Uma dieta adequada fornecerá a maior parte, se não a totalidade, do cálcio, mas as vitaminas pré-natais cobrirão qualquer carência nas quantias necessárias.
Outros motivos pelos quais o cálcio é necessário são: ele ajuda a prevenir pressão alta; é necessário para a coagulação do sangue, contrações musculares e até para a transmissão de sinais nervosos. Fontes alimentícias de cálcio incluem leite e outros laticínios, tofu, vegetais folhosos e peixe, como sardinhas e salmão.
Zinco também é importante na sua dieta de gestante, pois é necessário para a replicação celular e ajuda a garantir um peso saudável do bebê no nascimento. A maioria das dietas contem zinco, que é encontrado em ovos, milho, ervilhas, carne e frutos do mar.
Outras vitaminas importantes em sua dieta de gravidez incluem a vita-mina A (a qual virá de sua dieta, mas não coma fígado ou patê), B, C, D, e E (que também virão de uma dieta saudável e de suas vitaminas pré-natais).
Nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa, os suplementos não con-têm vitamina A, e a Organização Mundial de Saúde não recomenda a suplementação de vitamina A. No entanto, em áreas do mundo onde a deficiência de vitamina A é um problema grave de saúde pública - por exemplo, o Brasil - a suplementação com vitamina A pode ser reco-mendada. Você deve falar com seu profissional de saúde e pedir acon-selhamento médico individualizado sobre a vitamina A antes de tomar qualquer suplemento.
Magnésio, que é necessário para equilibrar os hormônios e ajuda na absorção de algumas vitaminas, é importante, pois possui selênio e fósforo.