Exercitar-se durante a gravidez tem muitos benefícios. Entretanto, antes de começar uma rotina de exercícios, especialmente se não fazia nada antes de ficar grávida, você deve consultar seu médico. Se já fazia exercício antes, você deve poder continuar, mas pode precisar modificar sua rotina para evitar qualquer complicação. Por isso, é sempre bom falar sobre suas atividades com seu médico ou parteira para determinar o que é seguro e o que não é.
Exercícios para a gravidez podem incluir ioga, caminhada, Pilates, natação e muitos esportes que não a colocam em risco de lesões de contato ou por excesso de esforço
Algumas dicas para mantê-la na linha são:
-
é sempre bom se aquecer antes de começar a alongar seus músculos e manter-se hidratada. Lembre-se de fazer alongamento após os exercícios.
-
Você deve fazer alguma forma de atividade física todos os dias, mesmo que isso inclua apenas uma caminhada. Os benefícios são numerosos.
-
Em tempo quente, evite fazer exercícios muito vigorosos. Não exagere e lembre-se que, se você não consegue falar normalmente durante o exercício, você está passando do limite.
-
Mantenha-se hidratada; seu corpo precisa de níveis adequados de fluidos para manter a sua saúde e a do bebê.
-
Se você se inscrever para uma aula de ioga ou Pilates para gestantes, certifique-se de que os instrutores têm treinamento para trabalhar com gestantes.
-
Um dos melhores exercícios durante a gravidez é a natação, especialmente com o avanço da gravidez e o aumento de sua barriga. Nadar ajuda a aliviar o stress e dá a você a sensação de bem-estar.
Escute seu médico e certifique-se de que ele aprova sua rotina de exercícios antes de começar.