Há várias razões que tornam um parto induzido uma necessidade.
O trabalho de parto pode precisar ser induzido quando:
Você passar de sua data estimada - geralmente, a indução é sugerida entre a 41ª e a 42ª semana.
Sua bolsa rompeu, mas o trabalho de parto ainda não começou
Você tem diabetes - geralmente a indução é oferecida na 38ª semana ou logo após isso.
Você desenvolveu pré-eclâmpsia
Você tem sangramento abdominal
Foi determinado que seu bebê está em sofrimento fetal
A placenta não está mais fornecendo o oxigênio e nutrientes necessários para o bebê
Você está tendo múltiplos e seu médico acha que a indução é necessária.
Se está procurando meios de aumentar suas chances de ter um parto natural, há vários deles que encorajam uma gestação saudável e um trabalho de parto normal. Alguns deles são:
Evitar cigarros, álcool e drogas durante a gestação
Sempre falar com seu médico antes de tomar qualquer medicamento ou suplemento
Fazer exames pré-natais regulares
Ter uma dieta saudável e balanceada
Fazer exercícios regulares
Consulte imediatamente seu médico se descobrir qualquer sintoma que pareça estranho.
Lembre-se: intervenção médica não significa que você fez alguma coisa errada; muitas mulheres fazem tudo perfeito durante a gravidez e ainda assim têm que ser induzidas ou precisam de alguma intervenção médica. Aproximadamente, uma a cada três mulheres precisarão de alguma forma de intervenção médica para dar à luz ao seu bebê.
Algumas podem precisar ser induzidas por razões pessoais também; uma mulher pode querer que seu parceiro esteja presente no nascimento do bebê (por ex., no caso de o parceiro estar longe devido a alistamento militar, em que perderia o parto de outra forma). Complicações durante gestações anteriores também podem ser um motivo para indução.
A indução pode ser feita de várias maneiras, como:
Descolamento de membrana: Um dos métodos iniciais mais comuns de indução de trabalho de parto. Nesse procedimento, o médico ou parteira separa as membranas presentes em torno de seu bebê da sua cérvice. é comum ter esse procedimento repetido algumas vezes.
Prostaglandina: Esse é um hormônio artificial que vem na forma de um gel ou tablete e é inserido em sua vagina. Essa substância ajuda a amadurecer sua cérvice. Podem ser necessárias algumas doses até que esse método funcione. às vezes, um pessário também é usado.
Ruptura artificial das membranas: Esse método envolve romper sua bolsa artificialmente usando um dispositivo parecido com uma agulha de crochê. Costuma ser um método comum de indução, mas agora é mais usado para ajudar a acelerar o trabalho de parto se ele não estiver evoluindo.
Syntocinon: Syntocinon ou Pitocina é uma forma de ocitocina sintética. Geralmente, é usado apenas quando o trabalho de parto desacelerou ou não começou após o descolamento da membrana ou o uso de prostaglandina. O Syntocinon ou Pitocina é administrado por gotejamento por via intravenosa, com o objetivo de fazer com que suas contrações dilatem sua cérvice sem ficarem muito fortes.
Indução natural: é possível induzir o trabalho de parto por meios naturais também. A ocitocina é o hormônio responsável por causar as contrações, sendo que a estimulação de mamilos (manualmente ou com bombas de amamentação) o produz e pode induzir o trabalho de parto. Sabe-se também que a atividade sexual estimula as contrações do útero.
A indução normalmente começa com um descolamento de membrana. Isso pode precisar ser feito algumas vezes e, se bem-sucedido e o trabalho de parto começar, seu parto provavelmente evoluirá como um normal.
Se o descolamento de membrana não for bem-sucedido, seu médico ou parteira administrará um hormônio para iniciar as contrações.
Se a administração de hormônios artificiais também não conseguir iniciar o trabalho de parto, seu médico pode romper sua bolsa artificialmente, o que normalmente inicia as contrações. Entretanto, há alguns riscos envolvidos para o bebê com esse método, portanto você e seu bebê serão monitorados para garantir que ambos fiquem seguros.
Normalmente a indução do trabalho de parto causa contrações mais fortes e dolorosas e você pode achar que uma epidural é necessária para ajudá-la a lidar com a dor. é uma escolha sua e você ainda pode optar por métodos alternativos de administração de dor.
Se a indução não for bem-sucedida, você provavelmente será aconselhada a fazer uma cesariana e, em alguns casos, ela pode ser medicamente necessária. Entretanto, muitas mulheres que são induzidas continuam a ter partos normais, com a única intervenção médica necessária sendo a indução do próprio trabalho de parto.
é importante lembrar que um em três nascimentos precisam de intervenção médica e isso não é de forma alguma um reflexo de sua capacidade como mulher ou mãe.
Entretanto, a indução sem indicação médica é absolutamente não recomendada. Há muitas razões válidas para induzir o trabalho de parto, mas CONVENIêNCIA não é uma delas.
Seu objetivo deveria ser trazer um bebê saudável ao mundo. Essas últimas semanas, por mais desconfortáveis que possam ser, dão mais tempo para o desenvolvimento de órgãos vitais.
O que seria mais importante do que deixar o coração, pulmões e cérebro de seu bebê maturarem completamente? Seja paciente nessas últimas semanas. Seu pequenino virá quando estiver pronto para o mundo.