Aprender as técnicas adequadas de respiração para o trabalho de parto ajuda de várias maneiras, desde a concentração, o lidar com a dor das contrações, ajudando o trabalho de parto a evoluir mais rápido, até conservar um pouco de energia para o estágio de empurrar.
Durante as aulas de respiração, você deve aprender algumas dessas técnicas, incluindo:
Respirar fundo: inspire de forma estável e gradual e depois expire.
Inspire pelo nariz e deixe o ar sair pela boca - conte até três quando estiver respirando e faça o mesmo quando estiver expirando.
Arquejar: respirações rápidas ajudam durante o estágio de empurrar, dando à sua vagina a oportunidade de esticar conforme seu bebê se move pelo canal de parto.
Diferentes técnicas de respiração são mais adequadas para certos estágios do trabalho de parto. No começo do trabalho de parto, é melhor inalar e exalar lentamente durante as contrações. No trabalho de parto ativo é melhor inalar pelo nariz e exalar pela boca quando as contrações começarem a ficar muito intensas; arquear durante o final de cada contração pode ajudar a lidar melhor com a dor. Durante o estágio de empurrar, não segure a respiração durante as contrações. Respire fundo quando uma contração vier e expire lentamente conforme empurra.
Praticar esses exercícios com seu parceiro com antecedência é uma boa forma de se preparar para o trabalho de parto. Seu parceiro poderá orientar você durante o trabalho de parto a usar a técnica adequada e até respirar com você, dando algo em que se concentrar durante as contrações mais intensas.